O que é GIT e por que devo utilizá-lo nos meus projetos?
Quando o assunto é controle de versão, é praticamente unanime ouvirmos que Git é a melhor alternativa. Mas por que?
O que é o Git?
O Git foi criado pelo Linus Torvalds para facilitar a submissão colaborativa de códigos do Kernel do Linux. Mas a facilidade e versatilidade com que a ferramenta lida com código distribuído foi disseminada e logo começou a ser utilizada em diversos projetos de software open source, o que popularizou a ferramenta.
Trabalho em paralelo
Sua principal característica que o destaca de outros Sistemas de Controle de Versão (do inglês Source Code Management - SCM) como TFVC, SVN, CVS, etc é o funcionamento descentralizado.
Isso quer dizer que não existe a necessidade de conexão a um servidor centralizado para que o trabalho possa ser realizado. Assim cada "clone" do repositório é um repositório independente.
Existe também a possibilidade de criação de "forks", que permitem a evolução paralela dos softwares e a possibilidade dessa evolução ser integrada ao código principal posteriormente.
Essa facilidade para a evolução de códigos em paralelo, seja em projetos open source ou privados, é que fazem com que o Git domine o mercado.
Git vs GitHub
É comum que exista confusão entre Git e GitHub, mas essas ferramentas não são a mesma coisa. O Git é "apenas" o sistema de controle de versão, onde fazemos o controle de alterações em nossos arquivos. Já o GitHub, assim como o Azure Repos, Bitbucket, GiLab entre outros, é um conjunto de feramentas que implementa o Git, podendo também possuir features para CI/CD, Work Items, etc.
O que é o TFVC?
O TFVC (Team Foundation Server Control) é um SCM centralizado criado pela Microsoft, que foi amplamente utilizado, porém, atualmente não recebe mais atualizações da Microsoft, como por exemplo YAML builds.
O Azure DevOps e Azure DevOps Server possuem suporte tanto ao Git quanto ao TFVC, mas por não ter mais suporte, é recomendado que novas projetos sejam iniciados utilizando o SCM Git.
É possível também realizar a migração de código TFVC para Git, com apenas alguns cliques pelo próprio portal do Azure DevOps.
Quando devo utilizar Git ou TFVC nos meus projetos?
Ao criar novos projetos no Azure DevOps sempre opte pela utilização do Git, pois além de possuir suporte pelo time da Microsoft e receber novas features, as vantagens para evolução de aplicações paralelamente é muito maior.
Utilize TFVC apenas para manter projetos mais antigos que já o utilizavam.
Ainda assim, é sempre legal avaliar a migração de TFVC para o Git para que todo o potencial do Azure DevOps seja aproveitado!
Este foi um artigo publicado orginalmente no LinkedIN (LINK)