Como construir uma cultura DevOps
Até o final de 2016, o Gartner previu que 25% das principais organizações globais do ano 2000 adotariam o DevOps como estratégia principal. Hoje mais de 35% das empresas fazem o uso desta prática.
Por outro lado, até 2023 90% das iniciativas de implementar essa cultura em empresas de todo o mundo falharão em atender plenamente as expectativas, não por ineficiência técnica, mas por falhas de orquestração. S
Mesmo que a equipe de desenvolvimento de software da sua empresa não pratique uma abordagem ágil, o DevOps ainda pode ser implementado com êxito em qualquer ambiente. Além disso, promove uma colaboração mais coesa entre as equipes de Desenvolvimento e Operações, à medida que trabalham para a integração das etapas de desenvolvimento e para promover entregas contínuas.
Praticando DevOps
DevOps é uma composição de práticas aprimoradas de "engenharia" que reduzem o tempo de entrega e aumentam a frequência de entrega. O principal objetivo do DevOps é garantir que os membros da equipe de operações estejam envolvidos e colaborando com o desenvolvimento e segurança desde o início de um projeto.
“Ao invés de ser, dentro de um time de TI, uma área em si, o DevOps é uma filosofia, uma mudança cultural que mescla negócios com o desenvolvimento e exige um conjunto de ferramentas de tecnologias vinculadas para facilitar a mudança colaborativa”.
Integrando Segurança
Além disso, à medida que continuamos desenvolvendo a entrega automatizada, descobrimos que existem oportunidades para testar problemas além dos bugs típicos - falhas de segurança em potencial, defeitos de design e vulnerabilidades no código. Pense em poder identificar e corrigir falhas no início do processo de entrega, antes que sejam expostas ao público.
DevOps + Segurança = Secure DevOps ou DevSecOps
Chamamos de DevSecOps o movimento de incorporar a Segurança no processo de codificação. Seu foco principal é garantir que vulnerabilidades e brechas sejam detectadas desde o durante o processo através de testes, monitoramento e análise.
Assim fazendo com que as ações de remediação possam ser implementadas com mais eficiência, em tempo hábil, e antes de lançar o código em produção.
Automação é um imperativo em qualquer processo de DevOps:
- Sistema de Controle de Versão
- Integração contínua
- Teste Contínuo
- Gerenciamento e implantação de configurações
- Monitoramento Contínuo
- Conteinerização
- Orquestração
Mensurando o sucesso do DevOps
Ao utilizar as práticas do DevOps o sucesso geralmente é medido pela eficiência do desenvolvimento contínuo. As métricas incluem:
- Frequência de implantação
- Tempo de espera
- Detecção de ameaças, vulnerabilidades de segurança e bugs
- Tempo médio para reparar
- Tempo médio para recuperação.
A eficiência da entrega é obtida por meio das atividades de CI/CD Integração Contínua (Continouos Integratino) e Entrega Contínua (Continouos Delivery) que incentivam e dão suporte ao check-in frequente de código, controle de versão, automação de teste sensível, lançamentos contínuos de baixo risco e feedback. Os ganhos de detecção de problemas de segurança são alcançados por meio de modelagem de ameaças, revisões de código, análises, scans e testes intrusivos. Essas métricas levam aos seguintes preditores de performance DevOps:
- Processo de aprovação de alterações revisado por pares
- Controle de versão
- Monitoramento proativo
- Cultura organizacional de alta confiança
- Relação win-win de integração entre dev, sec e ops.
Benefícios de um ambiente DevOps
As empresas com maior sucesso no mundo são aquelas com a capacidade de inovar e criar mais rápido soluções que atendam bem os anseios e as necessidades do consumidor. Com a necessidade de fazer isto mais rápido, melhor e com maior recorrência, optam por implementar a “Cultura DevOps” em seus times de tecnologia.
DevOps oferece vários benefícios entre Desenvolvimento, Segurança e Operação - elimina silos, promove a colaboração e o trabalho em equipe, identifica vulnerabilidades em um código desde o início e aumenta a capacidade das entregas melhor, mais rápidas e seguras.
Todas as estruturações de DevOps proporcionam que uma empresa desenvolva e modernize software e/ou aplicações com muito mais agilidade, qualidade e segurança.