20 de fevereiro de 2019

Na edição Brasil do AI+ Tour, o evento mais influente do mundo sobre Inteligência Artificial, tivemos a oportunidade de alinhar a nossa visão de mundo com a da Microsoft, parceira da ESX em diversos negócios. Visão essa, em comum, que reconhece a Inteligência Artificial como um dos principais ativos na transformação da sociedade; da maneira como a conhecemos, para outra, onde as tecnologias cognitivas influenciarão diretamente vários aspectos da vida cotidiana, auxiliando as capacidades humanas de maneira positiva e engenhosa.

Satya Nadella, Diretor Executivo da Microsoft, figura notória da indústria tecnológica e grande responsável pelo novo Mindset da empresa que a tornou novamente, moderna e relevante para o mundo, com todos os holofotes do evento direcionados para si, conduziu o foco da sua apresentação de abertura à abordagem de casos reais e soluções que reafirmassem na cabeça de todos que ali o assistiam, atentos e admirados como quem escuta as palavras do maior ídolo, que a Inteligência Artificial passa a ser indispensável a qualquer tipo de negócio. Sendo altamente acessível, como é hoje, ela é peça chave na transformação inovadora de industrias, no aumento de sua produtividade geral e na resolução de problemas em naturezas distintas, incluindo a social.

A chance que poucos profissionais tiveram foi “dada” ao nosso colega de equipe, representante da ESX mundo a fora, o mestre Angelo Belchior. “Dada”, entre aspas, porque tudo não passou de uma coincidência do acaso. Estar na hora e lugar certo, criou a oportunidade (para pouquíssimos) do nosso especialista e outros MVPs Microsoft conhecer pessoalmente Nadella, a própria estrela que motivara a todos estar no evento e há pouco, no palco, inspirava num workshop de altíssimo nível de conhecimento, falando sobre IA e o futuro das indústrias.

Mesmo que de maneira implícita, essa oportunidade é interpretada por nós, colegas, como um reconhecimento do destino sobre as inúmeras contribuições dele para a comunidade TI. Angelo, mais que um especialista em desenvolvimento tecnológico, é um usuário super-ativo nos canais de comunicação que ajudam profissionais em suas atividades diárias e integra a comunidade Microsoft.

Colocando seu conhecimento e boa vontade a disposição de quem precisa, Angelo inspira o desenvolvimento de novos projetos inovadores no Brasil.

Satya Nadella inspirou Angelo e todos os profissionais que tiveram a sorte de estar ali, na hora e lugar certo. Acompanhado de uma grandiosa gentileza, ele dedicou alguns dos seus valiosos minutos, entre esse momento e outro, onde embarcaria para algum compromisso inadiável, em algum lugar do mundo, para apertar a mão de cada dos MVPs e atentamente ouvir a opinião deles sobre a Microsoft e algumas das suas aplicações mais populares.

Também estiveram no evento outros MVPs e especialistas do time ESX.

Um dia memorável.